
O teu Guia Completo dos Tipos e Estados de Pele está por aqui!
Já sei que tudo o que tenho dito nos últimos dias é muita informação, e que o ideal era ter tudo resumido em único sítio. Não posso prometer ser breve, mas teremos aqui um compilado de informações essenciais para que não te confundas mais e para que não percas tempo e dinheiro a usar coisas que não fazem sentido para a tua pele.
Tipo de pele ou estado de pele?
Um deles vai determinar como você vai cuidar da sua pele ao longo da vida, e o outro pode variar de acordo com as tuas escolhas do momento.
Os cinco tipos de pele são: oleosa, mista, normal, sensível ou seca.
Cada tipo de pele tem características muito particulares, como uma maior produção de óleo (no caso da pele oleosa), ou a perda de água (no caso da pele seca).
Conhecer o nosso tipo de pele é o primeiro passo para traçar uma rotina de skincare: “Essa informação dá mais autonomia para cuidar da pele, além de dar uma percepção maior para entender se a pele está realmente saudável e se dando bem com o que fazemos no dia-a-dia. Conhecer nosso tipo de pele também ajuda a identificar precocemente possíveis problemas”, explica Dra. Monalisa Nunes.
Pele normal – é uma pele bem equilibrada; não é muito seca nem oleosa, não é muito sensível e tem pouquíssimas imperfeições. Com poros pequenos, tom de pele uniforme e textura macia, a pele normal é o que muitos consideram o tipo de pele “ideal”.
Dicas de cuidados para uma pele normal:
• Limpar diariamente para evitar o acúmulo de sujeira, poluentes e outras bactérias que podem levar à acne;
• Aplicar diariamente um protetor solar de amplo espectro para proteger a pele do envelhecimento precoce;
• Esfoliar somente quando necessário para obter a textura ideal da pele;
• Hidratação diária para manter as condições normais da pele.
Pele seca – pode ser causada por problemas com a barreira de humidade natural da pele ou por fatores externos, como clima frio, lavagem excessiva e idade. Além da textura, esse tipo de pele geralmente parece opaco com alguma vermelhidão e coceira.
Dicas de cuidados com a pele seca:
• Usar produtos de limpeza não abrasivos e técnicas de limpeza suaves;
• Optar por produtos hidratantes ricos em nutrientes;
• Beber muita água e até usar um spray com água filtrada na pele;
• Esfoliar com mais frequência;
• Proteger a pele dos efeitos do clima frio com barreiras físicas, como lenços
Pele oleosa – algumas pessoas têm uma predisposição genética para produzir mais sebo do que outras, alterações hormonais também podem causar um aumento na produção de sebo, que ocorre comummente na adolescência. Tem aparência brilhante e os poros visíveis ou dilatados.
Dicas de cuidados com a pele para pele oleosa:
• Limpe duas vezes ao dia e após a atividade física, mas não lave demais;
• Use produtos de cuidados com a pele e maquilhagem próprios para pele oleosa;
• Escolha hidratantes não comedogénicos para pele oleosa para evitar o entupimento dos poros;
Apostar em ativos como: Ácido hialurónico, niaciamida e ácido salicílico
Pele mista – normalmente, a pele mista apresenta-se como uma zona T oleosa – testa, nariz e queixo – com pele seca ou normal em outras partes do rosto. É dos tipos de pele mais comuns e mais fáceis de equilibrar.
Dicas de cuidados para pele mista:
• Use um sérum mais hidratante apenas nas partes normais e secas
• Escolha um hidratante para pele mista;
• Usar um primer na zona T ajudará muito.
• Não aplique limpadores muito fortes na zona mais seca ou normal.
Pele sensível – frequentemente atribuída à função de barreira da pele prejudicada ou a um sistema imunológico hiperativo. Pode ser causada por uma predisposição genética, como rosácea ou eczema, e certas alergias.
Dicas para cuidar da pele sensível:
• Procure produtos de limpeza com baixas concentrações de alfa-hidroxiácido (AHA) e retinol;
• Use hidratantes, como aqueles que contêm ceramidas, para ajudar a melhorar a função de barreira cutânea;
• Escolha produtos com ingredientes calmantes e refrescantes, como extrato de casca de salgueiro e camomila;
• Evite produtos que contenham fragrâncias, álcoois simples, sulfatos, citrinos e óleos essenciais.
O ponto de partida para entender a diferença entre pele seca e pele desidratada é exatamente esse: a pele seca é um tipo de pele que te acompanha por toda a vida, enquanto a pele desidratada é um estado de pele, que pode ser temporário: o estado da pele pode variar muito durante o curso da vida.
Há muitos fatores que influenciam, tanto internos quanto externos, tais como o clima, a poluição, o uso de medicamentos, o stress e até mesmo alguns fatores hereditários.
Todos esses fatores influenciam a produção de sebo, o suor, os fatores de hidratação natural, bem como as perdas de água pele epiderme, por menor capacidade de retenção.
Outros fatores que têm ação direta em nosso estado da pele são os produtos que utilizamos e as nossas opções de cuidado com a pele.
Estado de pele: desidratada, sensibilizada, acneica, rosácea, hiperpigmentada e envelhecida
– Desidratada
Com a perda de água na pele observa-se linhas de expressão mais marcadas e aumento da descamação. Podem associar-se ainda, secura, prurido e inflamação.
– Sensibilizada
A pele reativa ou intolerante pode ser desencadeada por muitos fatores, como uma reação a ingredientes em produtos agressivos para a pele, exposição a raios UV prejudiciais, escolhas de estilo de vida, excesso de produtos na rotina e procedimentos estéticos.
– Acneica
É uma afeção cutânea caracterizada por um excesso de produção de sebo, que aparece normalmente na adolescência.
– Rosácea
A rosácea é uma alteração crónica cutânea que afeta o rosto e produz crises de vermelhidão (corar) e lesões permanentes localizadas na zona central do rosto.
– Hiperpigmentada
Manchas na pele ou melanodermias, produzem-se devido a uma alteração no processo de pigmentação natural cutâneo.
– Envelhecida
Pode estar associado a idade, sendo assim determinado geneticamente ou devido a fatores externos, dos quais a exposição repetida à radiação ultravioleta (UV), seja solar, seja artificial, é a mais comum.
Normalmente, os problemas com a pele podem ser resolvidos com mudanças na rotina de cuidados com a pele e no estilo de vida. Assim, mesmo que os fatores ambientais tenham danificado a barreira da tua pele, a boa notícia é que, com a rotina e produtos corretos, tua pele pode ser reparada e rejuvenescida.
Eliminar produtos químicos artificiais e agressivos da sua rotina de cuidados com a pele, aumentar a hidratação e adequar a rotina para o estado de pele atual pode ser um excelente primeiro passo. Buscar ajuda de um dermatologista sempre será a melhor solução para o que sentes.
Todas as dicas que aqui estão não escusam a necessidade de uma avaliação médica, a intenção deste post é apenas informar para que todos fiquem um pouco mais atentos aos cuidados com a pele, e para que ajam rapidamente em caso de mudanças bruscas.